Muita gente se pergunta qual a diferença entre deixar o ar-condicionado funcionando no modo automático e no modo refrigeração. Acontece que, na cabeça de várias pessoas, esse aparelho tem a única função de refrescar o ambiente. Logo, o modo automático seria a mesma coisa que deixá-lo ligado em uma temperatura mais baixa, mas isso não é verdade.
Porém, o ar-condicionado não serve apenas para resfriar os cômodos onde está instalado. Esse tipo de equipamento serve para climatizar e tratar o ar dos ambientes, e isso não quer dizer obrigatoriamente ter que baixar a temperatura deles.
Pelo contrário, como já é bem sabido hoje em dia, existem inclusive os condicionadores de ar que fazem também o aquecimento dos lugares. Além disso, o ar-condicionado serve como filtro e simplesmente como um estabilizador de temperatura.
O que faz o Modo Automático do Ar-Condicionado?
Então, quando falamos do modo automático, estamos falando de uma configuração que deixa o ar-condicionado funcionando sem “preferências”. Ou seja, sem baixar ou elevar a temperatura.
No modo automático, o ar-condicionado fica responsável por manter a temperatura estabilizada pelo padrão do ambiente. Quando acionada, essa função faz uma leitura do cômodo e a partir disso, fica mantendo uma temperatura média agradável, normalmente por volta dos 24°C.
E o Modo Refrigeração?
Já no modo refrigeração, ou “cool” no controle remoto, esse função resfria o ambiente e você pode configurar a temperatura que quiser no aparelho, fazendo ele obedecer a esse comando. Assim você baixa ou eleva a temperatura conforme sua preferência.
Além disso, no modo refrigeração ou mesmo em outros modos específicos, como o de aquecimento, é possível configurar operações diversas referentes as possibilidades oferecidas por cada modelo. Por exemplo, existem os modelos de ar-condicionado com umidificador embutido, com sistemas mais potentes de filtragem, com ventilação e por aí vai.
No modo automático, essas configurações vão seguir um padrão pré-estabelecido, normalmente seguindo algum tipo de indicação de órgãos de saúde ou regulamentação como a Anvisa.